Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2010

Lewis Hamilton vence a lidera campeonato

Dobradinha britânica deixa pilotos e equipe no topo da tabela

Em uma corrida bem movimentada e cheia de alternativas, a McLaren chegou a quarta vitória no ano, deixando os dois pilotos na liderança do campeonato. Na largada, Hamilton manteve a dianteira, permanecendo até a 7ª volta, quando parou para trocar pneus, deixando as duas Red Bull na ponta, mas Vettel e Webber voltaram em 4º e 5º após o primeiro pit. Fernando Alonso também fez uma boa corrida, mas não teve forças para superar a equipe de Woking, e perdeu o 2º lugar para Jenson Button nas voltas finais, quando foi atrapalhado pelo Hispania de Karum Chandhok. Outro destaque foi Sebastien Buemi, que chegou a liderar a disputa antes de parar pela primeira vez, no momento em que Hamilton ultrapassou Alonso.

McLaren retoma liderança

Com Lewis Hamilton adotando um ritmo de corrida mais forte, enquanto Jenson Button foi mais cauteloso, ambos tiveram uma boa atuação. Hamilton ultrapassou Alonso, quando Buemi parou para trocar pneus, e ainda passou Webber ao longo da corrida, quando o australiano perdeu rendimento por conta do desgaste de pneus. Jenson Button fechou a dobradinha do time de Woking ao aproveitar quando Alonso foi atrapalhado por Chandhok, passando o espanhol e levando a 2ª colocação.

Ferrari supera as expectativas

Depois de uma atuação fraca na Turquia, os ferraristas pouco esperavam em solo canadense, mas Alonso, no sábado, quase foi pole, superado por Hamilton e Webber nos instantes finais da classificação. Felipe Massa, após bater com Liuzzi, da Force India, na primeira curva, teve que ir aos boxes ainda na volta inicial, além de se tocar com Schumacher quando disputava o 9º lugar, terminando em 15º, ficando mais longe dos líderes na classificação.

Red Bull nos pontos

Superada por Alonso e pelos pilotos da McLaren, o time austríaco colocou seus dois pilotos em 4º e 5º, tirando de Webber a liderança. Para a equipe das bebidas energéticas, foi um final de semana em branco, embora tenha pontuado com ambos os competidores

Mercedes discreta

Mesmo enfrentando problemas na largada, Nico Rosberg andou bem e terminou em 6º lugar, enquanto Michael Schumacher enfrentou inúmeros problemas, com Kubica, com Massa, ficando apenas na 11ª colocação. O hepta campeão teve uma atuação abaixo da média em Montreal.

Renault e Force India competitivas

A Renault, com Robert Kubica, e os dois Force India, tiveram boa atuação. O polonês segue bem no campeonato, enquanto os bólidos de Vijay Malia chegaram nas últimas posições pontuáveis, com Liuzzi a frente de Sutil.

Buemi chega a liderar

A Toro Rosso chegou a liderar a disputa por duas voltas, com Sebastien Buemi, que terminou em 8º, somando os primeiros pontos neste ano. Foi a primeira vez que o competidor suíço liderou uma corrida, enquanto a escuderis de Faenza não andava na ponta desde 2008, em Monza, quando Vettel venceu na pista italiana.

Dia ruim para os pilotos brasileiros

Felipe Massa teve uma corrida cheia de problemas, envolvendo-se em um incidente com Vitantonio Liuzzi, ainda na primeira curva, e nas últimas voltas, com Michael Schumacher, na entrada dos boxes, rebaixando o ferrarista para o 15º posto. Rubens Barrichello largou mal e pouco conseguiu nesta etapa, terminando a frente de Massa. Lucas di Grassi saiu em penúltimo e foi o último dos que cruzaram a linha de chegada, enquanto Bruno Senna, na péssima Hispania, partiu em antepenúltimo e abandonou ainda no início da disputa.

Resultados

Pole: Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
M.V.: Robert Kubica, Renault

Corrida:
1º) Lewis Hamilton, McLaren Mercedes
2º) Jenson Button, McLaren Mercedes
3º) Fernando Alonso, Ferrari
4º) Sebastian Vettel, Red Bull Renault
5º) Mark Webber, Red Bull Renault
6º) Nico Rosberg, Mercedes
7º) Robert Kubica, Renault
8º) Sebastien Buemi, Toro Rosso Ferrari
9º) Vitantonio Liuzzi, Force India Mercedes
10º) Adrian Sutil, Force India Mercedes


Mundial de Pilotos
1º) Lewis Hamilton, 109 pontos
2º) Jenson Button, 106 pontos
3º) Mark Webber, 103 pontos
4º) Fernando Alonso, 94 pontos
5º) Sebastian Vettel, 90 pontos
6º) Nico Rosberg, 74 pontos
7º) Robert Kubica, 73 pontos
8º) Felipe Massa, 67 pontos
9º) Michael Schumacher, 34 pontos
10º) Adrian Sutil, 23 pontos
11º) Vitantonio Liuzzi, 12 pontos
12º) Rubens Barrichello, 7 pontos
13º) Vitaly Petrov, 6 pontos
14º) Sebastien Buemi, 4 pontos
15º) Jaime Alguersuari, 4 pontos
16º) Nico Hulkemberg, 1 ponto
17º) Kamui Kobayashi, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) McLaren Mercedes, 215 pontos
2º) Red Bull Renault, 193 pontos
3º) Ferrari, 161 pontos
4º) Mercedes, 108 pontos
5º) Renault, 79 pontos
6º) Force India Mercedes, 35 pontos
7º) Williams Cosworth, 8 pontos
8º) Toro Rosso Ferrari, 8 pontos
9º) Sauber Ferrari, 1 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário